Mundo Higeia

Bem Vindo a este Mundo!

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Resposta a uma leitora



No outro dia, a Sra. Ana deixou-me o comentário abaixo. Decidi usa-lo como assunto de um poste, visto a gastrite ser uma patologia que afeta muitas pessoas, e quem sabe a resposta possa ajudar alguém.

“Bom dia
Sigo com bastante interesse e atenção o seu blog (as dicas sobre medicação homeopática foram seguidas com um sucesso imediato, no caso de rinite. Todos os anti-histamínicos e foram muitos, não foram minimamente eficazes.)
Agora, li sobre a carqueja e seus benefícios (que são bastantes).
No meu caso como tenho gastrite, com que frequência posso toma-lo e durante quanto tempo.
Posso acompanhar às refeições?
Pode ajudar-me?
Ana”

Olá Ana!
Obrigada por ser minha leitora, fico feliz com isso e com mais entusiasmo para continuar.
Em relação à rinite, gostava de saber o que fez exatamente, o que tomou, não só para ter conhecimento do seu caso, como para servir de exemplo para outras pessoas que estejam na mesma situação.

A infusão de Carqueja é benéfica na gastrite, pode tomar 2 a 3 chávenas por dia. Tomar durante uma semana, e nas seguintes alternar com outras plantas, como por exemplo com a Camomila, Cidreira ou com a Erva-de-São-Roberto.
Experimente juntar a cada infusão que faça, 2 rodelas de gengibre, deixe ferver 5 minutos, depois junte a planta escolhida.
Não exceder a toma mais que 21 dias seguidos.
A Carqueja não deve ser tomada por pessoas de estatura magra, mesmo que apresentem os problemas nos quais a Carqueja está indicada.
Quanto a tomar esta infusão ou qualquer outra às refeições, só a vai prejudicar, qualquer líquido dificulta a ação dos ácidos gástricos e ocasiona indigestão, gases e flatulências.
Quando bebemos líquidos às refeições, engolimos os alimentos com maior facilidade, sem muita mastigação, no entanto quanto mais mastigarmos, mais fácil se torna a digestão.

No próximo poste vou falar sobre Gastrite, o que a provoca e o que pode fazer para ajudar os tecidos gastrointestinais tanto a serem poupados, como a serem estimulados de novo e reeducados.
Um muito obrigado, com um beijinho grande.
Fernanda Ferreira

Sem comentários:

Enviar um comentário