Mundo Higeia

Bem Vindo a este Mundo!

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Fatores que predispõem à Falta de Concentração/Hiperatividade Infantil

imagem copiada net

O Transtorno do Deficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um desequilíbrio que combina a falta de atenção, com a hiperatividade e impulsividade e infelizmente muitas crianças são diagnosticadas com esta síndrome.

Os fatores que predispõem a criança a não estar feliz no seu circulo de vida podem ser muitos, inclusive uma doença na tiroide ou outra patologia com uma resposta hiperativa.

Como sempre, Hipócrates tinha razão, uma boa alimentação é meio caminho andado para a Não-doença, vejamos o que é apontado como fatores que contribuem para que os nossos filhos tenham TDAH:

- Consumo excessivo de açúcares refinados de rápida assimilação. Este tipo de “alimentos”, como pequeno-almoço composto de croissant com leite e chocolate, que fazem as delícias de muitas crianças, mas também a toxicidade das suas células. Provoca ciclos de hiperglicemia (com hiperatividade, agressividade, irritabilidade, …) e hipoglicemia reativa (ansiedade, falta de atenção,…)

-Alimentação pobre em micronutrientes essenciais como vitaminas, minerais e ácidos gordos essenciais. Por exemplo a falta de vitaminas do grupo B dificulta o metabolismo dos neurotransmissores cerebrais, o que leva a manifestações consequenciais no seu carater.
A falta de ferro agrava os transtornos da atenção e do comportamento…

- Intolerâncias alimentares. Alguns alimentos podem produzir irritação intestinal e intolerâncias (lácteos, farinhas refinadas, aditivos alimentares), o que provoca além de alergias, mal-estar físico e irritabilidade.

- Intoxicações por metais pesados, aditivos alimentares, pesticidas… a ingestão de metais pesados, junto com os aditivos alimentares, presentes em quase todos os alimentos, principalmente os transformados pela indústria alimentar provocam uma resposta hiperativa no organismo, assim como uma diminuição das capacidades mentais, e défice de atenção…

- Parasitas intestinais. Provocam irritabilidade com dificuldade na concentração.
- Falta de exercício físico. As crianças precisam de mexerem-se, de jogarem, de correr para estarem saudáveis.

- Ambiente familiar desfavorável a nível emocional. Crianças com traumas psicológicos, falta de afeto ou de atenção, com relações injustas, crianças que vivem com o dedo apontado a elas- “ tu és hiperativo; o que vai ser de ti?”, etc…

Sem comentários:

Enviar um comentário