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quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Chegou a época da ABOBORA


A abobora é um dos frutos mais populares desta época.
 A sua riqueza fá-la protagonista numa cozinha saudável.
A sua cor laranja brilhante indica-nos que está carregada de um antioxidante muito importante o beta-caroteno ou vitamina A.
O beta-caroteno mantém seu sistema imunológico saudável, trava o processo de envelhecimento e ajuda na saúde visual. Tem-se comprovado que o consumo de abobora reduz o risco de degeneração macular e previne a formação de cataratas.
Quem tem problemas de visão tem mesmo de perceber o quanto a abobora é sua amiga, por isso ela brilha tanto, para poder-lhe ofertar dois antioxidantes, a zeaxantina e luteína, dois amigos dos nossos olhos.

  
É rica em fibra – melhora o funcionamento intestinal, tanto a prisão de ventre como a diarreia. 
Estudos têm demonstrado que os diabéticos que incluam 14 gramas de fibra na sua dieta mantêm os níveis de insulina estáveis. Além disso esta fibra alimentar além de controlar a glucose sanguínea também ajuda na recuperação ou prevenção de doenças cardiovasculares.
Rica em Vitaminas, alimento para gravidas pela sua ajuda no desenvolvimento fetal e na saúde óssea.
Tem altos níveis de vitaminas B, C, E e K que intervêm na coagulação do sangue e oferece proteção contra a osteoporose.

Sabia que uma xicara de abobora fornece mais potássio que uma banana?
 E, o potássio é extremamente necessário, pois regula os fluidos do corpo e controla a pressão arterial e o ritmo cardíaco.
Além de tudo isto ainda fornece cálcio, ferro, cobre, zinco, manganês, fosforo e magnésio.


Nesta altura do ano tenho sempre abobora, ou dão-me ou eu compro todas as semanas.
Gosto muito de abobora, a sua cor, o seu aroma, o seu formato. 
Todos os dias a energia desta “carne” laranja me ilumina, ora de manhã no suco verde, ora ao almoço ralada.
Para quem é ou está a iniciar o crudivorismo, posso-vos garantir que o doce de abobora, feito com tâmaras, nozes, mel e chia é uma delicia.


A maior parte das pessoas usa abobora, mas na sopa. 
E o que acontece?
Bem, ao ferver todas as suas enzimas são destruídas, mas alguma percentagem de vitaminas e minerais ainda passa para a água ou para o puré da sopa e nos nutre, isto se a sopa for ingerida quando feita.
Só que tenho me apercebido, da ideia do facilitismo da Sopa Congelada, ou seja faz-se um panelão de sopa para a semana toda, ou como sei em outros casos, faz-se duas sopas, para não se comer todos dias a mesma e dura 15 dias.
Isto é perigoso, pois leva-nos a estar alimentados, mas sub-nutridos.
Pior ainda, quando essa dita sopa já congelada passa pelo micro-ondas para aquecer, e isto é o jantar de muitos adultos, mas mais grave se for o jantar de crianças. Claro que podemos comparar com quem nem esta sopa tem, mas nós que temos, por favor tomemos respeito pelo nosso corpo  e passemos a dar-lhe alimentos, não sub-produtos de alimentos vazios de nutrientes.



Olhem uma abobora…vejam o quanto ela é linda…queiram que ela faça parte de vós…

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