Mundo Higeia

Bem Vindo a este Mundo!

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Cancro de Mama – pela visão da Medicina Tradicional Chinesa

imagem copiada da net

Sabemos que a invasão química e sintética dos nossos dias contribui para o aumento deste grande desequilíbrio do nosso corpo chamado Cancro.
A componente toxica do cancro é uma causa com muito peso, no entanto os antigos médicos da medicina oriental foram mais longe e observaram uma causa raiz anterior à toxicidade, que leva ao desenvolvimento do Cancro de mama – a Frustração Emocional Cronica.

O Cancro de Mama é visto como uma estagnação do Qi (energia), e tem sua origem numa disfunção hepática.
A estagnação (bloqueio) impede o livre fluxo do sangue, da energia e dos fluidos linfáticos no tecido mamário, e torna-se problemático se neste bloqueio se encontram toxinas. Estas toxinas normalmente vêm do exterior, através da alimentação, do ar que respiramos, de radiações, etc.
Resumindo, a frustração – estagna a energia do Fígado – a energia do corpo não circula livremente – a estagnação na mama, junto com toxinas internas – promove a alteração celular – Cancro.

O fígado além de filtrar as toxinas do sangue, tem como função regular o fluxo de energia ao longo do corpo.
 É um órgão muito resistente, mas muito afetado pelas nossas tensões físicas, emocionais e psíquicas. A sensação de estar preso a uma situação da qual não conseguimos nos libertar afeta a capacidade do fígado em fazer o seu trabalho. O sentimento de “estar preso” cria literalmente estagnações na energia que podem virar estagnações físicas como tumores.

PREVENÇÃO
- Não permita que circunstancias emocionalmente frustrantes se prolonguem por muito tempo.
- Não viva em estados emocionais cronicamente negativos, arranje forma de os alterar.
- Entenda que a felicidade é fundamental para a Saúde, e leve bem a serio a busca pelo bem-estar.
- Vivemos tempos difíceis, mas também desafiadores, por isso em vez de continuar a meditar sobre o problema, encontre uma mudança positiva.
- Mantenha o sangue livre de toxicidade, e a melhor forma de o conseguir é com uma alimentação desintoxicante à base de frutas, legumes, raízes e sementes. È extremamente importante limpar e regenerar o fígado.
- Faça um levantamento dos tóxicos que usa em casa, em forma de detergentes, perfumes, cremes, shampoos, etc… substitua por produtos de uma linha mais verde.
- Mantenha a alcalinidade. É a alteração do PH dos tecidos que leva à degeneração, lembre-se que " o micróbio não é nada, o terreno é tudo". É sobre o terreno que temos que trabalhar.
- As plantas têm um papel extremamente importante, na fase inicial da estagnação devido á toxicidade do fígado. Existem fórmulas chinesas de combinação de varias plantas para acabar com a estagnação do fígado, restaurar o livre fluxo de Qi e de sangue. Quando usadas regularmente são muito eficazes na limpeza do sangue e do tecido mamário. A Formula que mais se adequa ao seu problema deve ser prescrita por um profissional.
- O exercício físico é fundamental para uma boa saúde. O exercício aeróbico ajuda “ no fazer fluir” qualquer estagnação, por isso as tradições antigas criaram o Tai Qi, o Ioga, o Qi Gong, pois são exercícios excelentes para restaurar o fluxo do fígado.

A melhor altura para tratar qualquer desequilíbrio é antes que ele crie danos orgânicos, nos tecidos, nas células, no DNA, não podemos começar a cavar o poço quando chegar a sede.

One of the virtues of oriental medicine is it's ability to observe the root cause and the developmental stages of disease.In the earliest stage of the disease, the liver tends to get overburdened

Sem comentários:

Enviar um comentário