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quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Alimentos e Plantas para a Memória


Onde é que nós íamos? Onde estão minhas chaves? A carteira! Tive de férias em…ai…ai…minha cabeça…não lembro o nome.

Praticamente em todos os alimentos encontramos matérias-primas que são importantes na formação do tecido cerebral, mas determinadas faculdades mentais requerem maior quantidade de certos nutrientes para a sua efetividade.

Não existe um alimento ou uma planta omnipotente para a memória, que remedeie todas as nossas distrações ou que pense por nós, pois além de uma boa alimentação existe exercícios que ajudam a desenvolver a memória e a concentração como a meditação e a ioga.
Em alguns casos os problemas de memória devem-se ao stress, por isso a primeira coisa fazer para a prevenir é afastar-se das situações que causam conflito, depois eliminar os hábitos tóxicos como o beber álcool, tabaco e a toma diária de drogas que favorecem os radicais livres e sobretudo interferem na síntese dos neurotransmissores.

Alimentos para uma boa memória:



- Agua. 
A água hidrata o cérebro e ajuda-o a funcionar melhor, experimente 6 a 8 copos e analise.





- Nozes, e Amêndoas, ricas em Omega 3 excelentes para desinflamar e melhorar a circulação, além disso os seus ácidos gordos favorecem o nascimento de neurónios e protegem os já existentes



Maçãs, Laranjas, Figos, Uvas e tâmaras.
Estas frutas são ricas em minerais, principalmente em fosforo o que ajuda na memória.

-Vegetais de folhas verdes escuras, como os brócolos e os espinafres, fontes de ácido folico.




- Cenoura, vegetais alaranjados e beterraba crua colaboram pelo seu poder antioxidante.

Plantas para boa Memoria

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- A minha primeira erva de excelência para a memória, aquela que dou à minha filha sempre que se aproximam exames é o Alecrim. Pode ser usado como condimento ou bebido em infusão.


- A canela estimula a boa memória. Pode-se juntar aos alimentos, ou mesmo beber em infusão (pau de canela). Exemplo de um pequeno-almoço para a memória é um prato de leite (feito com sementes de sésamo, brasil diz-se gergelim) com flocos de aveia, adoçado com tâmaras e polvilhado com canela.

- A salva, ajuda a mente a recuperar a concentração.

- Os cominhos também ajudam na concentração e podem ser agregados aos alimentos como condimento.

- Ginkgo Biloba, esta erva aumenta o fluxo sanguíneo nas extremidades, neste caso no cérebro, exerce um efeito antioxidante e protege os capilares cerebrais dos radicais livres.

- Salsa, comida crua junto com saladas ou com qualquer alimento.


- Sementes de Sésamo, estas sementes fortalecem o sistema nervoso devido ao seu alto conteúdo em lecitinas e fosfatos. Veja como se faz o leite de Sesamo aqui

- Algas marinhas, elas ajudam-nos a prevenir o hipotiroidismo e libertam-nos de metais pesados (principalmente a alga Chlorela) que também podem ser responsáveis pelo agravamento intelectual.

O consumo de café, ou chá preto, gaseificadas ou outro tipo de bebidas que estimulam a mente e a mantêm desperta, NÃO aumentam a concentração nem a memória.
Por outro lado, os sumos naturais de fruta feitos em casa, aos quais podemos juntar germinados de alfalfa, ou as infusões como o alecrim adoçado com mel, e temperado com canela, são opções muito mais saudáveis e com melhores resultados.

Bem…neste momento é a minha memória que está a falhar e não tenho mais a dizer…esperem…lembrei-me….Quem tiver a tensão alta não beba alecrim.


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