Mundo Higeia

Bem Vindo a este Mundo!

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Desinflamar é Curar

imagem copiada net
O Dr. Art Ayers tem um doutoramento em Biologia Molecular Celular e trabalhou na Universidade de Harvard.
Ele diz que a INFLAMAÇÃO é a base do cancro, das doenças cardiovasculares e degenerativas.
Defende que mudanças na dieta como o aumento das gorduras ómega 3, vitamina D, plantas antioxidantes, e a diminuição dos amidos e açucares junto com exercício físico para manter a massa muscular pode drasticamente alterar a predisposição a doenças e o envelhecimento.
No seu blogue – Colling inflammation – diz. “ Baseado na minha experiencia em biologia, posso provar como uma dieta anti-inflamatória junto com um determinado estilo de vida pode combater as doenças.

O que este biólogo aponta é alguma novidade?
Não.
Lezaeta disse: “ a natureza de toda a doença do interior do corpo é inflamatória”.
Inflamação, congestão ou irritação significa sempre um aumento da temperatura dos tecidos.

O que é a inflamação?
A palavra significa atear fogo, e é exatamente isto que a Sabedoria Interna do nosso corpo faz. Envia para o local mais sangue, mais líquidos corporais e células de defesa como leucócitos, macrófagos e linfócitos, e outras substâncias químicas, todos para ajudar a queimar e a limpar.


Considera-se que existe dois tipos de inflamação: A Aguda e a Cronica.
Por exemplo: a criança vai a correr, cai, ocorre uma lesão nos tecidos e a inflamação se instala rapidamente, esta chama-se inflamação aguda.
A inflamação cronica surge devagar, instala-se lentamente nos tecidos, como por exemplo na artrite.
As duas são diferenciadas pela sua velocidade em instalar-se, mas a função é sempre a mesma, é formar uma barreira contra algo que não pertence ao corpo. 

A inflamação assim como qualquer conjunto de sintomas a que damos nomes terminados em …ite, são sinónimos de dor, de perturbação no corpo, por isso acusa-se a doença ou a inflamação de serem agentes agressores.
A inflamação e todos os seus sintomas são ativados pelo organismo, não porque está doente mas porque precisa se defender.
Perante a inflamação aguda (uma criança com amigdalite) ou uma inflamação cronica (diabetes tipo 2), temos sempre um “sistema central interior” à defesa.

A Inflamação é um processo de concerto do organismo a um dano, que pode ser externo ou interno, e que dependente do local, dá um conjunto de sintomas diferentes:
Hepatite é a inflamação do fígado
Cistite é inflamação da bexiga
Sinusite é a inflamação dos seios frontais ou maxilares
Colite é inflamação do colon.
Nefrite é a inflamação dos rins.

Se o corpo não criasse a doença, sobreviveríamos quanto tempo?
Pensemos nisto…



2 comentários: