Mundo Higeia

Bem Vindo a este Mundo!

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Os sinais da Anemia

imagem copiada net

A anemia Ferropriva não é um problema de saúde grave, mas se deixar sem tratamento por muito tempo, pode se tornar.
Muitas mulheres têm anemia, anemia ferropriva (existem outras anemias) que se traduz numa deficiência de Ferro.
Os sintomas são muito semelhantes aos do stress, por isso muitas vezes passa despercebida.

SINTOMAS DA ANEMIA
Estar sempre cansada
Se você se sente cansada e com falta de energia, há probabilidades de estar com falta de ferro.
Para que todas as células do nosso corpo possam funcionar eficientemente, o oxigénio tem de circular livremente, para isso liga-se à hemoglobina, mas quando as reservas de ferro são insuficientes a taxa de hemoglobina fica abaixo do normal, não podendo transportar o oxigénio a todas as células. Como há menos oxigénio nos órgãos e nos músculos, você sente-se cansada. Se está sentindo cansaço extremo deve procurar um médico.

 Pele  pálida e Unhas quebradiças
A palidez pode ser um dos primeiros sinais da anemia.
É causada pela falta de hemoglobina, o pigmento que dá cor aos glóbulos vermelhos.
Hipócrates disse que a palidez e a fraqueza se deviam à corrupção do sangue.
O sangue é desviado para longe da pele, de forma a irrigar os órgãos nobres, e é por isso que a pele fica fria e pálida.

A cor pálida pode não dever-se unicamente à anemia, pode ser causada por outros fatores.
Se a palidez for acompanhada por unhas quebradiças é muito provável que tenha anemia. Seus lábios também apresentaram uma cor pálida.

Palpitações e Zumbidos
Palpitações são batimentos cardíacos irregulares, normalmente acelerados. Eles tendem a ocorrer para que dessa forma possa compensar a falta de oxigénio no sangue. Fazer parte do ecossistema que é o corpo humano não é fácil, neste caso o coração tem de trabalhar o dobro para conseguir oxigenar todo o corpo.
Estas palpitações são normalmente acompanhadas por falta de ar.

Ruídos no ouvido interno (zumbidos) pode ser sinal de anemia.
Quando há anemia, há um aumento do fluxo sanguíneo na veia jugular (veia que passa na zona posterior do pescoço), como resultado do seu coração trabalhar mais para bombear o sangue entre o coração e o cérebro. Este tipo de zumbido desaparece quando a anemia é tratada.

 Períodos Menstruais abundantes e longos
As mulheres são muito mais propensas a ficarem anémicas do que os homens, devido à perda de sangue que ocorre todos os meses. Este ferro perdido muitas vezes não é substituído, por isso caso o seu fluxo menstrual seja abundante e longo é aconselhável verificar se tem anemia.

Você teve recentemente uma infeção? 
Tem artrite reumatoide? 
Foi submetido a quimioterapia?
Você pode se tornar anémica depois de uma infeção. As infeções podem afetar a medula óssea, o que por sua vez afeta a quantidade de sangue a ser produzido.
Quando se perde uma pequena quantidade de sangue, a medula óssea produz mais para compensar, mas se a medula for lesada devido a uma infeção, isso pode não acontecer e essa perda de sangue não é substituída. Uma doença debilitante como é a artrite reumatoide pode também ter o mesmo efeito sobre a medula óssea.
A quimioterapia pode levar a anemia, pois da mesma forma como ataca as células cancerosas, ataca os glóbulos vermelhos.

Comer poucos alimentos ricos em ferro
Se não comer alimentos com ferro, não substitui aquele que perde, principalmente durante a menstruação.
A forma mais rica de consumir e absorver ferro é através das folhas verdes especialmente o espinafre cru e as Ortigas. Mais uma vez, uma excelente receita para a anemia é o suco verde.
Um dos hábitos que prejudica a absorção de ferro, mesmo ingerindo alimentos ricos, é o hábito de beber café após as refeições. Beber bebidas com cafeina nas horas que antecedem ou depois das refeições pode impedir que o ferro seja absorvido adequadamente.
Beber sumo de laranja (sumo de laranjas espremidas, feito em casa), junto com as refeições, nas quais existam folhas verdes, vai ajudar o ferro a ser absorvido de forma mais eficaz.

Boca seca e dorida
Feridas em torno da boca indicam deficiência de ferro, este sinal é um bom indicador de anemia.

Dores de cabeça regulares
Ter dores frequentemente de cabeça, pode indicar anemia. Normalmente indica a anemia nos seus estágios iniciais e não de forma avançada. As dores de cabeça ocorrem pela falta de oxigénio no cérebro. Quando isso acontece, as artérias na cabeça, incham e é isso que provoca a dor.

Sem comentários:

Enviar um comentário