Mundo Higeia

Bem Vindo a este Mundo!

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Foi cirurgião, mas fala em Medicina Holística e em largar os óculos…

Jordi Campos, médico Naturopata, vegano crudivoro

Foi medico cirurgião, retirou vesiculas e tiroides, mas rebelou-se porque sabia que podia ter curado seus pacientes sem operações…Hoje, pratica a medicina Holística Natural.
Vejamos…a entrevista que deu em Vanguardia, aqui

-É Vegetariano desde…
- Meus pais já eram vegetarianos quando eu nasci

- E seus avós?
- Minhas duas avós frequentavam a consulta de um médico vegetariano…e adoptaram a dieta vegetariana para suas famílias.

- Vegetariano de segunda geração.
- E minhas filhas também.

- Até então dizia-se que as crianças vegetarianas ficavam fracas…
- Eu sempre fiz desporto. Há grandes desportistas vegetarianos! Navratilova, Carl Lewis, Van Damme…

- Tinha um colega de trabalho que era vegetariano, mas comia a minha sandes de salsicha!
- A mim, só o cheiro me afasta…jamais comi carne ou peixe.

- Nunca?
- Me repugna! Nem meus pais nem meus irmãos comeram alguma vez carne ou peixe.

- É quase uma atitude militar?
- É uma opção moral. Por isso, hoje sou vegano, não como nada de origem animal. Nem ovos, nem lácteos. Quem quiser comer carne ou peixe…devia de matar pessoalmente o animal.

- Mas a espécie humana é omnívora!
- Os grandes primatas são vegetarianos, e os humanos comiam carne e peixe ocasionalmente. Hoje se come em excesso! O organismo está sobrecarregado, por isso nossas doenças: articulações inflamadas, artérias bloqueadas, alergias, diabetes…

-Que mal tem comer peixe?
- Sua gordura está saturada de metais pesados e tóxicos, devido à contaminação dos mares.

- Os vegetais levam agrotóxicos…
- Mas a carne e o peixe tem em si uma vibração de sofrimento e medo de animal.

- Não se aborrece em comer só vegetais?
- Gosto muito. Eu sou crudívoro: 90% dos vegetais que como são crus, frescos, vivos. Ajuda as células a renovarem-se! Como saladas variadas, muitas frutas…

- E donde tira a proteína?
- A dos cereais chega, nós não necessitamos de mais! Exageramos na quantidade de proteína. O cheiro que tem os ginásios…o suor dos desportistas, cheios de proteínas.

- Ser vegetariano o levou a ser médico?
- Queria ajudar. Fui médico de hospital. Fui cirurgião…mas abandonei.

- Porquê?
- Vi que a medicina convencional só põe panos quentes. Serve como remedio drástico, urgente…, mas é superficial, não cura de verdade!

- Não Cura?
- Só te curas de verdade dentro de ti mesmo. O bom médico é aquele que desperta o médico interior, o único que pode salvar-te de verdade!

- Tenho um médico dentro de mim?
- Sim. Todas as doenças do teu corpo têm raiz anímica, espiritual. Se te ajudo a descobrir essa causa espiritual…se curas a tua psique, curas o teu corpo!

- Como se chama essa medicina?
- Medicina holística, uma junção entre a medicina psicossomática e a medicina natural. Como base meus pacientes adotam dieta vegetariana, metade crudívora.

- Que doenças trata?
- Disfunções visuais, alérgicas, dermatites, reumáticas, artríticas, anímicas… prescrevo dieta vegetariana e uma mudança de atitudes.

- Atitudes?
- Os pensamentos, as palavras e os atos são muito poderosos e podem curar o teu corpo! Curas as atitudes – ideias, palavras, hábitos… - curas o teu corpo.

- E assim trata doenças visuais?
- Sim. 60% Da população Europeia usa óculos: doença da civilização. A miopia se cura.
 Usas óculos? Por miopia? Não?

- Desde dos 10 anos. Hoje dez dioptrias.
- Quantos mais anos usas óculos, mais dioptrias tens, más difícil para o olho deixar de ser míope. Mas pode-se! Tive um doente com 10 dioptrias…deixou de ser míope em 18 meses: 0 dioptrias.

- Me surpreende. Como é possível?
- A miopia é reflexo de uma personalidade sensível, com tendência a retrair-se, a ver ameaças de fora, a ter medo.

- Em criança era assim…
- Essa tensão interna te provocou miopia. Foi um erro começares a usar lentes graduadas, quando tinhas poucas dioptrias e ires aumentando a graduação, assim o olho se acostumou, não teve oportunidade de recompor-se.

- E havia outra forma de o fazer?
- Sim. O olho é a terminação do sistema nervoso, o espelho da alma…e tudo isto muda. O primeiro passo é tomar consciência das suas tensões e medos e modificar estas atitudes!

- E agora?
- Larga os óculos. Contata com a Natureza. Passeia pelo campo. Olha longe. Pratica técnicas de relaxamento e de respiração.

- Mas, sem óculos estou perdido!
- Durante o tratamento usas óculos o menos possível, e vais diminuindo sua graduação…teu olho volta a esforçar-se para ver o que se passa em redor.

- O que preciso fazer mais?
- Alegrias. E sobretudo uma fortíssima motivação. Sem alegria não há dieta vegetariana que valha. O olho acaba por refletir tua claridade interior. E brilhará mais.

- Vegetarianismo e espirito, saúde psicofísica…Qual é sua conclusão, sua máxima?
-Ama a Natureza.
 Ama a Vida.
 Ama-te a ti mesmo. 
Ama todos. 
Tudo o que faças contra as leis do Amor te adoecerá. 
Nada é mais curativo que o Amor.


1 comentário: