Mundo Higeia

Bem Vindo a este Mundo!

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Ser Cortês ou Ser Bondoso?

imagem copiada net

Sempre se valorizou a Cortesia, que é uma maneira delicada e civilizada de agir, é um comportamento humano de alguém que é cortês ou gentil.
Diz-se que a Bondade é uma disposição permanente de uma pessoa em não fazer o mal e neste sentido é sinonimo de benevolência.
Daqui se conclui que é grande a diferença entre bondade e cortesia.

Quando se é cortês, espera-se que as pessoas reajam de igual modo, isto é, que sejam corteses consigo também, que tenham boas maneiras e façam o esperado.
Um ato de bondade vibra numa frequência diferente, não espera qualquer resposta, é completamente impessoal, sem julgamento e sem reserva. Podemos mesmo dizer que um ato de bondade é uma bênção.

Pode-se considerar que existe duas formas de ser bondoso.
 A primeira é uma forma interna, pode ser apenas a ideia de visualizar pessoas na sua mente e encontrar um pensamento bondoso através do qual as caracteriza e que resulta num efeito real. Sempre que seja do nosso conhecimento que alguém não está bem, seja que situação for, podemos sempre visualizar, enviar mentalmente pensamentos de paz e de ajuda para essa pessoa. Algumas pessoas que tentaram este exercício mental deram-se conta de que pessoas stressadas se tornaram mais calmas e amigáveis sem saberem porquê.

A segunda forma de ser bondoso é através de atos físicos.
 Pode ser um sorriso, um olhar, uma mão que se estende, um aceno de saudação ou mesmo um reconhecimento respeitoso, são modos bem simples de se fazer e de se ser bondoso.

A Cortesia é um ato de civilização, mas a bondade é um ato do coração humano.
Neste mundo e neste momento uma das coisas mais importantes é Ser-se Bondoso.

Sem comentários:

Enviar um comentário