Mundo Higeia

Bem Vindo a este Mundo!

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

A Terceira…das Sete Leis Espirituais

Lei de Terça-Feira
imagem retirada net
A Lei do Karma.
Karma significa a ação e a sua consequência, constitui ao mesmo tempo causa e efeito, porque toda a ação gera uma força de energia que nos é devolvida na mesma espécie.
Todos já ouvimos a expressão” colherás aquilo que semeares”.

Como é obvio, se queremos felicidade nas nossas vidas, temos de aprender a semear as sementes da felicidade. Portanto o karma implica a acão da escolha consciente.
Nós somos acima de tudo sujeitos dotados da possibilidade infinita de escolher. Em todos os momentos da nossa existência, encontramo-nos naquele campo de todas as possibilidades que nos dá acesso a uma infinidade de escolhas. Algumas dessas escolhas são feitas conscientemente, outras fazem-se inconscientemente. Mas a melhor forma de compreender e aproveitar ao máximo aplicação da lei do Karma é adquirir o conhecimento consciente das escolhas que se fazem em cada momento.

Quer isto lhe agrade ou não, todas as coisas que lhe acontecem no momento presente resultam das escolhas que fez no passado. Infelizmente, muitos de nos fazemos escolhas das quais não temos consciência, por isso não as vemos como escolhas – no entanto, é o que são.
Se eu o insultasse, o mais provável seria você ficar ofendido. Se eu lhe fizesse um cumprimento, o mais provável seria você ficar satisfeito ou lisonjeado. Mas pense nisto: não deixa de ser uma escolha.
Eu poderia ofende-lo e insulta-lo e você escolher não ficar ofendido.

Sempre que fizer uma escolha – qualquer escolha – pergunte duas coisas a si mesmo: em primeiro lugar, “quais são as consequências desta escolha que estou a fazer?” o seu coração logo lhe dará uma resposta, em segundo lugar, “esta escolha que estou a fazer trará alegria a mim e aos que me rodeiam?”
Se a resposta for sim, mantenha a escolha.
Se a resposta for não, se a escolha trouxer angustia, a si e aos que a rodeiam, não faça essa escolha. É tão simples como isto.

O universo possui um mecanismo muito interessante para nos ajudar a fazer espontaneamente escolhas corretas. Esse mecanismo encontra-se ligado às sensações do corpo.
O corpo sofre dois tipos de sensações: sensação de conforto e sensação de desconforto.
Sempre que fizer uma escolha consciente, tome em consideração o seu corpo e pergunte-lhe: se eu escolher isto, o que vai acontecer? Se o seu corpo emitir uma mensagem de conforto, encontra-se perante a escolha correta. Se o seu corpo emitir uma mensagem de desconforto, encontra-se perante a escolha errada.
Para algumas pessoas a mensagem de conforto e desconforto situa-se na área do plexo solar, mas para a maioria das pessoas situa-se na área do coração. Em consciência, volte a sua atenção para o coração e pergunte-lhe o que deve fazer. Depois espere pela resposta – uma resposta física sob a forma de sensação. Pode ser o mais leve grau de sentir – mas está lá no corpo.

COMO APLICAR A LEI DO KARMA
1)    Hoje vou observar cada escolha que fizer. E através da simples observação dessas escolhas, trago-as para o campo do meu conhecimento consciente. Reconhecerei que a melhor forma de me preparar para todos os momentos do futuro consiste em ser plenamente consciente do presente.

2)     Sempre que fizer uma escolha, farei duas perguntas a mim próprio: “ que consequências advirão desta escolha que estou a fazer?”

3)    Depois pedirei conselho ao meu coração e deixar-me-ei conduzir pela sua mensagem de conforto ou desconforto. Se a escolha significar conforto, abandono-me totalmente a ela. Se a escolha implicar desconforto, paro e observo as consequências da minha ação, por meio da minha visão interior. Este conselho dá-me a possibilidade de fazer escolhas espontâneas corretas para mim e para todos aqueles que me rodeiam.

O karma constitui a afirmação da liberdade humana…
Os nossos pensamentos, nas nossas palavras e obras formam as malhas da rede com que nos envolvemos.”  Swani Vivekananda

 Retirado do livro as sete leis espirituais de Deepack Chopra

Sem comentários:

Enviar um comentário