Mundo Higeia

Bem Vindo a este Mundo!

terça-feira, 19 de julho de 2011

Obesidade Infantil

Há o provérbio que diz”a quem tem fome, não lhe dês peixe, ensina-o a pescar”. A mesma regra deve ser aplicada às pessoas da nossa Sociedade que vivem situações desequilibradas, prejudiciais para elas mesmas e para os outros.
 Não é” obrigar a como viver”, é “ensinar a viver” .
Sabe-se que nos países “ditos” mais desenvolvidos, a obesidade infantil é uma realidade, e muitas vozes se pronunciam apresentando formas de resolver o problema.
Uma delas foi do Dr. David Ludwig, que é professor de pediatria com especialidade em endocrinologia pediátrica, e director do programa de obesidade em Boston.
Ele sugeriu que as crianças obesas deviam ser retiradas de seus pais pelas autoridades estaduais para a sua segurança, explica que estas crianças deviam ficar longe de seus pais naturais e colocadas num orfanato como “ultimo recurso”. E que esta era e escolha mais ética.

No seu artigo, este medico expressa preocupação com o uso excessivo da cirurgia bariatica em crianças e adolescentes, e está procurando uma solução alternativa para ajudar estas crianças a evitar a cirurgia, que é perigosa e às vezes mortal.
Acrescenta: “ em última analise, o governo pode reduzir a necessidade de tais intervenções por meio de investimentos nas infra-estruturas e politicas sociais para melhorar a dieta e promover a actividade física entre as crianças.” (1)
Este medico para falar assim, deve estar desesperado.
Mas então o que fazer?
Para mim, a coisa só melhora se “ensinar-mos a pescar”, e não é com palavras, é com acções.
Temos de cultivar em cada criança, o Amor e o respeito pelo seu corpo. Temos de mostrar que neste Mundo existe tudo, mas nem tudo nos convém, temos de seleccionar, e para isso temos de aprender.
E esta responsabilidade cabe a cada pai e cada mãe, a cada avó ou avô, a toda a gente. Preocupamo-nos tanto com as boas notas, com a boa educação, com a boa imagem, e esquecemo-nos que tudo isso sem Saúde, não vale a pena.
É urgente perceber entre “comida” que se vende nos supermercados e alimentos para nutrir o corpo, e este conhecimento precisa ser adquirido por todos, porque temos a responsabilidade de deixar o Mundo melhor do que quando chegamos.
Pensemos nisto…
(1) Natural new

Sem comentários:

Enviar um comentário