Mundo Higeia

Bem Vindo a este Mundo!

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Mais Sol – Menos Roupa

Aceito aquela ideia de que “inventamos, inventamos para no fim descobrir que não precisamos  de inventar nada”, talvez esteja tudo inventado.
Inventou-se a roupa. Mas porquê?
Por protecção, devido ao frio?
Parece que não.
A historia mostra diferentes civilizações que se vestiam, mais por motivos culturais, como decoração ou ornamento do que por necessidade. (1)
Não estou a defender “andar nu”, até porque eu tapo-me bem, mas parece que era mais saudável expormos o nosso corpo, a nossa pele ao sol.
 Esta introdução, foi simplesmente para dizer que uma das coisas mais importantes que nós podemos fazer pela nossa Saúde é aprender sobre os BENEFICIOS DA EXPOSIÇÃO SOLAR e da obtenção da Vitamina D.
A importância da Vitamina D está a ser tão grande, que já a chamam de nutriente do século. Quando entra no organismo funciona de varias maneiras, parece que é “pau para toda a obra”, pois ela controla, regula, absorve, protege, enfim precisamos dela.

Como vamos obtê-la?
O Dr. John Cannell, disse “os seres humanos produzem milhares de unidades de vitamina D, quando expõem seu corpo nu ao sol, mesmo por poucos minutos”.
Mesmos nos países como é o caso de Portugal, em que o astro Rei brilha,  parece que há muita deficiência desta vitamina.
Será que não andamos ao sol?
Será que protege-mos demasiado?
Será que os protectores solares anulam esta fabricação de vitamina D?
Seja como for, temos é de tomar este grande medicamento, que ainda por cima é de graça.

Quais os sintomas de deficiência de Vitamina D?
Pode provocar dor crónica, ossos fracos, infecções recorrentes, depressão, etc.
Mas nem todas as pessoas com níveis baixos de vitamina D apresentam os mesmos sintomas.
Porque o grande sintoma é a diminuição do nível da SAUDE, e quando ela desce, desequilíbrios surgem.

Não há duvida que fabricávamos muito mais Vitamina D se andássemos menos vestidos, deixando nossa pele ser banhada pelos raios solares.
Seria como “viver na tribo”, com tudo à amostra, tudo pendurado, tudo arejado, com todo o corpo tonificado pela luz solar e muita VITAMINA D…
Tal qual a Natureza nos fez…

(1) Wikipédia

Sem comentários:

Enviar um comentário