Mundo Higeia

Bem Vindo a este Mundo!

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Os Filhos são nossos?

Tenho uma Filha, tem 16 anos.
Para mim é a melhor filha do Mundo, costumo lhe dizer que “ se fosse eu a escolher, não tinha vindo tão boa”.
Sempre percebi, que os filhos não nos pertencem, não são “coisas” nossas, dos pais. São seres livres, como todo o Ser.
Tentei (sim, porque é difícil Não impor) não pôr muitas regras, não obrigar, aquelas leis de educação, do sentar à mesa, do comer de faca e garfo, o ter boas notas, etc…
Relaciono-me com a minha filha, com o Coração.
Às vezes a Mente, tenta impor-se, dizendo “ olha que devias dizer isto, fazer aquilo, obriga-la a fazer as tarefas X e Y”, aquelas coisas que ouvimos dos outros pais, dos psicólogos que vão à televisão, enfim muitas opiniões.
Mas eu, Não quero impor-lhe nada, a não ser ajuda-la a Ser Ela mesma.
É boa aluna, respeita os mais velhos, é educada, desde da pré-primaria, quando entrou com 3 anos até hoje nunca ninguém me fez um comentário negativo acerca dela.
 Mas não são as notas, nem o bom comportamento o que mais me emociona, até porque ela já me habituou a isso.
 O que mais me preenche o Coração, aquilo que coloca os meus neurónios a fazer o caminho da felicidade é ela ser um Grande Ser Humano, ter um grande Emocional, e uma Grande Empatia pelo outro.
E hoje ela fez este poema, que eu gostei muito:

Capacidade de Mudar
Vivemos num mundo
Cheio de felicidade,
Mas como possui-la
É um enigma de verdade.
As pessoas procuram
Em todos os recantos,
Mas agarram-se a materiais
E aos seus falsos encantos.
Muitas dizem que esse
Não é o caminho a seguir,
Mas fazer as malas e mudar
É mais do que pensam conseguir.
Dizem que mudam,
Que fica para depois,
Mas acordam stressados,
Têm a carroça,
Mas não os bois.
Não abençoam os dias.
Não vivem satisfeitos.
Mudar assusta,
Desculpam-se com defeitos.
Procuram a felicidade,
No que se pode comprar,
Sentem-se incompletos, mas
Onde está a capacidade de mudar?
Não são ignorantes,
Mas são à partida vencidos,
Nem sequer tentaram,
Já acham estar perdidos.
O mundo sabe,
Mas tem medo de tentar
Pessoas deste planeta,
Onde está a capacidade de mudar?
O uso da palavra MUDANÇA, só faz sentido, se vier acoplada a CAPACIDADE…

Sem comentários:

Enviar um comentário