Mundo Higeia

Bem Vindo a este Mundo!

terça-feira, 14 de junho de 2011

Homeopatia – O que é?

Inúmeras vezes tenho referido medicamentos homeopáticos, já era hora de falar da própria Homeopatia.
Para mim, é uma arte de cura, com 200 anos.
Analisando o seu nome, Homeo= semelhante; pathia= doença, ou seja a cura pelo semelhante, que em latim se traduz por: “similia similibus curantur”.
Isto significa que um medicamento homeopático, é uma substância capaz de produzir num organismo sadio, um estado semelhante ao da doença que se quer curar.
Por exemplo, sabemos que o café entre outros efeitos, tem uma acção energética, de despertar. Se o café for trabalhado homeopaticamente, ou seja diluído e dinamizado, passa a ter o nome de coffea, e vai tratar sintomas semelhantes ao que produz. A coffea é usada, por exemplo, nas pessoas com dificuldade em adormecer.
Uma determinada substância dada em doses ponderais a uma pessoa saudável, vai produzir um conjunto de sintomas físicos e/ou psíquicos. Essa mesma substância, diluída e dinamizada, vai combater esses mesmos sintomas.
Será que me consegui explicar?
Toda esta mágica, foi descoberta por um médico, Samuel Hahnemann, que realizou uma investigação científica por mais de 40 anos. E desde daí, muitos estudos tem sido feitos.
Os medicamentos homeopáticos são preparados a partir de elementos do reino animal, vegetal, e mineral. Deles se extrai a energia, que ingerida pelo doente vai actuar no equilíbrio da sua “energia vital”.
A “molécula homeopática” é um remédio supra-molecular, onde não há base material, mas seguindo a teoria de Hahnemann é possível agir sobre os efeitos biológicos e bioquímicos do corpo humano, de animais e plantas.
Pode parecer confuso, mas o estudo e a experimentação mostra a actuação da homeopatia.
Tudo aquilo que se vê ou se sente,e não se entende, não são milagres, são “somente leis desconhecidas”.


Sem comentários:

Enviar um comentário