Mundo Higeia

Bem Vindo a este Mundo!

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

TRATAMENTO NATURAL OBSTIPAÇÃO

Obstipação ou prisão de ventre, é para a Naturopatia ou para a filosofia Higienista, a doença mais grave que afecta a humanidade.

Indica o atraso e insuficiência no número de evacuações intestinais. Há vários graus de prisão de ventre, desde uma evacuação diária, o que constitui o principio do problema, até casos em que se evacua apenas uma vez em cada 2, 3 ou quatro dias, e ainda (como recentemente tomei conhecimento) uma vez por semana.

A forma convencional de nos alimentar-mos prejudica gravemente o nosso intestino. As substâncias alimentares, além de serem mal digeridas, permanecem excessivo tempo no sistema digestivo, levando a uma fermentação e proliferação de bactérias nocivas e outros venenos. Estes acabam por passar para o sangue, pois quase sempre que há prisão de ventre, há permeabilidade intestinal, ou seja a mucosa do intestino deixa passar substâncias que não devia. Isto, leva a uma sobrecarga tóxica no nosso organismo.

Já percebemos que este desequilíbrio intestinal, tem de ser resolvido.
Como?

Antes de tudo aumente o consumo de frutas e legumes.
Diminua a ingestão de farinha branca, como pão branco, arroz e massa branca, etc…

Ao levantar beba 2 copos de água (não beba agua da torneira, pois o cloro destrói a mucosa intestinal), um deles com sumo de limão e mel. Espere pelo menos 30 minutos antes de tomar o pequeno-almoço. Este devia ser constituído principalmente por frutas.

No fim do banho matinal, passe com o chuveiro de água fria, ou com a mão cheia de água no abdómen e massaje com ligeira pressão no sentido dos ponteiros do relógio, partindo da virilha direita para cima, depois passando para o outro lado e descendo até a virilha esquerda.

Um velho tratamento é aplicação de argila sobre o ventre, podendo ficar toda a noite. Faz-se a mistura de argila em pó com água, de forma a ficar uma papa homogénea. Aplica-se sobre o abdómen, toda a área em volta do umbigo. Por cima um paninho fino, e uma toalha. Podemos dormir com este emplastro que se retira ao levantar. Feito todos os dias durante algum tempo é um excelente tratamento tanto da prisão de ventre como de outras inflamações internas.

O sumo de batata é recomendável como laxante e purificador do intestino.
Descasca-se uma batata, na centrifugadora, faz-se o sumo (quem não tem centrifugadora, pode ralar a batata, colocar num paninho limpo e apertar para sair o sumo), mistura-se com sumo de limão. Pode-se misturar com água e beber.



 A rainha dos laxantes é a ameixa.

Devemos demolha-las antes de as ingerir. Constituem um excelente regulador da função intestinal, sem efeitos secundarios.







Quem tem, e a maioria tem problemas na evacuação, tem de levar a serio a ingestão da linhaça.
Pode demolhar as sementes (deixar em água por 8 horas) bater no liquidificador com as ameixas, ou com figos, ou com frutas e comer.



Outra receita, consiste na trituração das sementes secas, como mostra a imagem.
Não devemos ingerir a semente inteira.




Tritura-se bem.








Ingere-se 2 colheres por dia.
Pode misturar com outros alimentos, como iogurtes, leite ( não é conveniente a sua ingestão nos desequilibrios intestinais) ou simplesmente engolir com um copo de água.
Ao tomar linhaça, deve aumentar os liquidos, principalmente água.



 Nos casos mais graves e em situações agudas, pode-se sempre recorrer a suplementos criados para a obstipação, vendidos em ervanarias ou centros dieteticos.
Os supermercados tem infusões com mistura de plantas para esse efeito.

Este que mostra a figura foi comprado no jumbo.
Tem mistura de plantas para a obstipação, entre elas o Sene, um laxante por excelencia, mas agressivo sobre a mucosa intestinal.

Na minha opinião não se deve exagerar na  toma destas plantas laxantes, antes resolver a causa que leva ao problema.





Uma planta com acção laxativa e reguladora, sem efeitos secundarios sobre a mucosa intestinal é a planta Dente de Leão, além disso ajuda no trabalho do figado.
Bebe-se bem, no entanto eu prefiro beber aromatizado com uma casca de limão ou laranja.

Pode-se misturar o Dente de Leão com a Malva.
A Malva é laxante e emoliente, o que acalma e relaxa os tecidos inflamados.

 Não esquecer a grande ajuda que o exercicio fisico dá nesta patologia.

 Fica aqui, alguns conselhos para quem sofre da doença do Mundo civilizado.

Este desequilibrio influi no humor das pessoas, como podemos perceber pelo uso da palavra "enfezada", ou seja uma pessoa com mau humor, isto é cheia de fezes.
Quando alguem não vos sorrir, pensem " pode estar cheio de fezes".

1 comentário:

  1. Bom Dia
    Conheci por acaso o seu blogue procurando por assuntos naturais.
    Já há cerca de 15 dias que ando a ler o outro blogue,hoje encontrei este também muito interessante.
    Gosto da maneira como expõe qualquer assunto,com palavras que toda a gente entende,mesmo os mais leigos nestas matérias.
    Espero que continue a nos dar tanta sabedoria sobre coisas que eu ouvia da minha mãe, as mezinhas e o poder de tudo aquilo que temos a mão e muitas vezes não conhecemos.
    Leiga como sou ,conhecia já algumas ervas com esses poderes devido as Raízes da minha mãe- ( Alentejana ) e já utilizava alguns.
    Só queria fazer uma pergunta....A maçã cozida engorda?
    Obrigado e muitas felicidades para os dois blogues.

    ResponderEliminar