Mundo Higeia

Bem Vindo a este Mundo!

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

TRATAMENTO NATURAL NARIZ ENTUPIDO.


Ter o nariz entupido, é para mim, uma sensação muito apoquentadora. Tenho de respirar pela boca, o que me transtorna a concentração em qualquer trabalho. Nessas alturas penso naquelas crianças que passam dias e dias com o nariz entupido, como será o dia-a-dia escolar delas?
As causas podem ser muitas, desde uma simples constipação (resfriado) até uma sinusite, passando pelas famosas alergias que atingem grande parte da população.
Você está em casa, não tem água do mar engarrafada (1), não tem pulmicort nasal (2), desconhece os medicamentos homeopáticos para desentupir o nariz, e supondo que não pode ir ao medico (está crise, nem todos podem ir ao medico e seguidamente à farmácia).
O que fazer?
Tem limão em casa?
- Corta um limão ao meio, extrai-a o sumo. Com um conta-gotas deita 1 ou 2 gotas em cada narina. Vá devagar, porque provoca ardor. Coloque numa, sinta a experiencia, se tiver necessidade assoe-se, e pode voltar a por outra gota. Depois faça igual, na outra narina.
- Tem bicarbonato de sódio?
- Num pouco de água coloca 1 colher de café de bicarbonato de sódio, e meia de sal marinho. Dissolve muito bem. Com o conta-gotas, deita algumas gotas numa narina e depois na outra.
Se tiver necessidade, assoe-se e pode repetir a colocação das gotas.
O seu efeito pode ser duradouro ou não. Tudo depende da condição do doente. De como você está, qual é a causa, o que está a provocar isso (muitas vezes têm causa alérgica, cheiros agressivos, como perfumes, ou roupas lavadas com amaciadores que exalam cheiros, alergia ao frio, à humidade, etc.), por isso estes dois truques podem ser usados sempre que precise. No entanto é necessário verificar a causa...mas enquanto vai e não vai tenha sempre na despensa limão e bicarbonato.
1)Vende-se em farmácias, é água do mar esterilizada para humidificação das fossas nasais.
2)Medicamento do grupo dos corticosteroides, utilizados para reduzir a inflamação.


4 comentários:

  1. Obrigada pelas dicas. Melhora bastante fazer a solução com bicarbonato.

    ResponderEliminar
  2. Obrigada por ajudar com seu conhecimento. Se todos se preocupasse um pouquinho com o próximo, o mundo seria melhor.

    ResponderEliminar
  3. Obrigadoooo!!!
    Voce me salvou. Cologuei dois gotas em cada narina e resolveu o meu problema quase que imediato. Obrigado mesmo!

    ResponderEliminar
  4. Veleuu cara quase morri aforgado mas melhorei kkkkkkk valeu msm

    ResponderEliminar