Mundo Higeia

Bem Vindo a este Mundo!

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

TRATAMENTO NATURAL DIARREIA

O assunto de hoje, é daqueles que toda a gente conhece. Não acredito que haja alguém que nunca teve uma diarreia.
A pessoa tem evacuações frequentes, mais de 4, com consistência solta e/ou líquida.

Quando tinha 20 anos, fui de férias para o Algarve. Naquela altura não dava importância à qualidade do que comia e do que bebia, mas fazia questão de beber 2 litros de água por dia. Bebi água da torneira (não sei se foi a água, na altura fui à farmácia e aconselharam-me a beber agua engarrafada, dai a minha suspeita) e fiquei com uma diarreia de quase não poder sair de casa. Esta minha história deve ser comum a muitas pessoas.


A diarreia pode ser provocada por muitas doenças sérias, além disso é uma das enfermidades que mais mata no chamado Terceiro Mundo.
Neste caso vou falar das diarreias comuns, que frequentemente se resolvem em 48 H.

Você ou o seu filho está com diarreia?
O que fazer?

- Toalha de água fria. Muito fácil, molha uma toalha pequena em água fria, coloca sobre o abdómen, quando quente retira e troca por outra. Se estiver no verão, coloca a toalha fria simplesmente, se no inverno, coloca a toalha fria bem escorrida, e por cima desta uma maior e seca, enrola e deixa ficar, trocar passado 30 minutos.
Pode ser usado tanto na criança, como no idoso. Faz maravilhas.
Minha mãe tropeçou e deu uma queda, machucando uma costela. Foi medicada com analgésicos anti-inflamatórios, que lhe provocaram uma forte diarreia. Foi difícil, porque eram as dores na costela, junto com a má disposição da diarreia, mais o facto de não poder descansar, pois tinha que ir para a casa de banho.
Coloquei-lhe a toalha fria e por cima uma seca, e posso-lhe dizer que o efeito foi quase automático, diminuiu a frequência das evacuações. Alimentação foi arroz branco cozido em agua e sal, macã ralada, e chá preto. A recuperação foi muito rápida.

- Maçã – esta fruta é rica em pectina, tanto ajuda na diarreia como na prisão de ventre. Aconselha-se nos casos mais graves e em crianças a comer ralada, para que a digestão desta seja feita mais facilmente.

- Alfarroba – nos supermercados e centros dietéticos, encontra-se com facilidade a farinha de alfarroba (muito usada em bolos), pode-se dissolver uma colher de chá num copo de água, e vai-se bebendo às colheradas.

- Na época da romã (por ser uma fruta adstringente) pode-se fazer um sumo e vai-se bebendo aos goles.

- Chá Preto (camélia sinensis), é uma das plantas mais adstringentes que existe, logo a ser usado na diarreia.


Exemplo alimentar:

De manhã: Maçã ralada, sem pele, ir comendo mastigando bem.
Almoço: arroz branco com cenoura ralada, simplesmente cozido em água e sal.
Lanche: Banana e ou maça ralada
Jantar: novamente o arroz, ou Chá com pão torrado.
Deve comer em pequenas quantidades.
Ao longo do dia: infusões de chá preto, alternado com camomila e cidreira.

Nota: O conteúdo deste blogue é meramente informativo, não me responsabilizando por qualquer iniciativa que seja tomada atravez dele. Consulte sempre o seu médico.

Sem comentários:

Enviar um comentário