Mundo Higeia

Bem Vindo a este Mundo!

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Nasceu no vaso...

No parapeito da minha janela da cozinha, eu tenho uns cactos (suculentas no Brasil). Não é que num deles, nasceu uma planta daninha. Estava sozinha, indefesa ao lado daquele cacto grande. Ás vezes olhava-a e parece que ela me dizia “ não me arranques”.
Sabem que quando estava a lavar a louça (lava-louças está em frente á janela, para eu poder bisbilhotar) ou fazer as refeições, ou simplesmente a olhar o que está em frente ( sim a vista é bonita – vou postar) e depois olhava as minhas plantas, era a ela que eu dava mais atenção. Ela foi crescendo.


Ficou assim: Linda

Foi quando ela já estava grande, que eu fiz a descoberta, ela é uma Galium Aparine (nome latim), conhecida em Portugal por Amor-de-hortelão, Amor-de-homens.

É uma planta medicinal muito importante.

Na medicina popular, ela é utilizada no tratamento do cancro e de doenças venéreas. Esta planta reduz a inflamação, melhora a função linfática e limpa os rins.
É usada em pomadas para a psoriase, e muito mais.

Sabem porque tem o nome de Amor-de-Homens?  Ou Amor-de-Hortelão (quem faz horta)?
Porque tem, nas suas pequenas folhas, uns pelinhos com propriedades adesivas que fazem com que ela se agarre ás pessoas que caminhem por elas.
Acredito, que muitos de vós, já se encontraram com ela. Ela agarrou-se ás vossas calças (também já se agarrou ás minhas, pois existe muita pelas bordas das estradas), mas ninguem lhe deu atenção.


.
Ela nasceu no meu vaso.
Não sei se vou usá-la em algum tratamento, mas de certeza que não me esqueço mais da existencia dela.



Olhem, e vejam as plantinhas que nascem, ao longo dos caminhos.



As plantas são importantes...

5 comentários:

  1. E que bonita ela é!
    Também já se colou às minhas calças ;-)

    ResponderEliminar
  2. A natureza tem coisas fantásticas realmente e se formos a pensar bem, dá-nos uma lição de vida.

    Isso há coisas!!!

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  3. engraçado que eu tb deixei uma daninha subir pela a janela e e está tao bonita tanto a janela ocmo a planta . um dia faço-lhe um posat
    kis .=)

    ResponderEliminar
  4. estive a dar uma olhadinha pelo blogue e gostei daquele prato de massa ali em baixo bem que podi air uma pratada ...já
    kis :=)

    ResponderEliminar
  5. Querida Higeia, obrigada pela visita e pelo comentário tão simpático.
    Adorei conhecer o teu blog!
    Já estou no teu painel de seguidores, para acompanhar os posts.

    Beijinho!

    ResponderEliminar