Mundo Higeia

Bem Vindo a este Mundo!

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

As células precisam...



“ Que o teu alimento seja o teu medicamento”
É uma frase do pai da medicina, Hipocrates (460-377 a.C.), sobre ela assenta uma realidade muitas vezes esquecida.

Tudo no nosso corpo é formado por células, os nossos órgãos, hormonas, enzimas, mucosas, os nossos neurotransmissores, que vão interferir no processo mental, emocional, o nosso sistema defesa, TUDO é formado por células.
Então, o que é que forma a célula? NUTRIENTE
O que forma o Nutriente? A matéria-prima que colocamos para dentro de nós.
Conclusão: Nós somos constituídos por células, que são formadas por nutrientes que nós ingerimos.
Percebemos aqui, a super-importância da alimentação.
Saúde – só poderá existir se introduzirmos no nosso organismo produtos destinados pela Natureza à nossa manutenção.

Estou a fazer esta introdução, porque sempre que eu falar de uma patologia, vou falar de alimentação. Garanto-lhe que ela tem uma importância extrema no tratamento de qualquer desequilíbrio de Saúde.


Como em tudo na vida, no campo da nutrição, as opiniões também divergem. Não há um consenso sobre o que é certo, como Nutrição para o Homem.
Todas as directrizes dadas neste blogue, são espelhadas no que eu acho certo. Aceito que discordem de mim.

Mas, o que eu queria para o dia de hoje, é quem me estiver a ler, quando for comer, pare, e veja. Será que  o alimento que vai ingerir, é uma boa matéria-prima para as suas células?

Desejo-vos Bons Nutrientes!!!

5 comentários:

  1. Olá minha querida!

    Estou atenta :)

    E já agora vou aproveitar para uma consulta, hihihi.

    Minha cunhada além de hipotiroidismo, tem endometriose e não está a conseguir engravidar. A tiróide já está controlada mas a endometriose (a qual foi operara a 2 meses) continua a dar o que fazer.

    Já disse a minha cunhada que ela tem muitas possibilidades para engravidar, os próprios médicos já lhe disseram, mas já lhe disse que a alimentação tem um papel muito importante.

    Ela não faz as refeições todas, no almoço come uma sandes e uma sopa e no jantar é capaz de comer nestum com leite e pronto.

    Não é normal para uma mulher com 32 anos. Também não gosto de cozinhar, mas para o bem estar de todos tenho de fazer.

    Será tão disparatada esta minha idéia de que ela precisa se alimentar bem para ajudar o aparelho reprodutor?

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Olá Patricia!
    Bem breve, vou falar sobre a endometriose, fica como resposta para a tua cunhada e para todas as pessoas com o mesmo problema.
    Uma excelente entrada em 2011.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  3. Muito interessante Higeia.
    Os macrobióticos tem um bocado a mesma postura que tinha Hipócrates.
    Lembro-me de há uns anos ter lido um livro sobre Hipócrates e dizia a história que ele só receitava qualquer medicamento depois de a pessoa desintoxicar o organismo durante uma semana a comer papas de aveia(penso que era aveia, se a memória não me atraiço-a). Só depois disso ele receitava medicamento, se ainda fossem necessários.

    Aproveito para te dizer que aprecio bastante o teu blog e também para te desejar um Feliz ANo Novo.
    Um grande beijinho

    ResponderEliminar
  4. Gostei muito do seu blog, bem explicativo!
    Tenha um 2011 PRÓSPERO!!!

    Muita LUZ!!

    ResponderEliminar
  5. Ok minha querida, estarei atenta :)

    Beijinhos e um óptimo ano para ti.

    ResponderEliminar